sexta-feira, 28 de novembro de 2008

28 de novembro BUIQUE

O início do povoamento na região se deu por volta de 1752, nesta época se chamava Campos de Buíque. Sendo fundada pelo fazendeiro Félix Paes de Azevedo, que ao decidir viver ali, logo mandou construir uma capela dedicada a São Félix de Cantalice, E em torno desta surgiu o povoado.
Em 11 de dezembro de 1795, foi criado o distrito de Vila Nova de Buíque. Posteriormente foi elevada à categoria de vila a 12 de maio de 1854 e tornou-se município autônomo em 01 de abril de 1893. Finalmente, ganhou título de cidade em 26 de maio de 1904. Sua economia é baseada na pecuária leiteira e na agricultura.

O nome é originário do vocábulo Tupi que significa “Lugar de Cobras”, embora os naturais da localidade apresentam outra versão para a origem do nome. Para eles os índios que habitam essa região, serviam-se do fêmur e, com este, faziam uma trombeta cujo sons produzidos, repercutiam buíque, buíque.

Uma atração é o relógio de água e sol, tem somente o ponteiro dos minutos, as horas são marcada por jatos de água.Infelizmente não vimos funcionando.


A igreja matriz data de 1926, muito bonita, mas precisando de conservação.





2 comentários:

Rodolpho L.R.Vieira disse...

Gente, n/ao sei realmente, do que?, estou com água na boca.
Se das pessoas, da cultura, da história, das comidas...sei lá.
Muito bom a narrativa e registros fotográficos dos locais.
Força gente....já estão em reta final.
Saudades de todos.
Parabens do amigo
Rodolpho.

Rodrigo Mercadante disse...

Delícia descobrir o blog de vcs. Sou Rodrigo da Cia. do Tijolo e Ventoforte. Nos encontramos na mostra do Cariri. Um beijo enorme e bom fim de tourne'' pra vcs. Mande um beijo pra todos