segunda-feira, 10 de novembro de 2008

09 de novembro - Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte, uma cidade muito religiosa que vive em função da religiosidade e dos romeiros do Padre Cícero.



Monumento no alto do monte em homenagem ao Padre Cícero, pessoa influente na região, que foi desde prefeito da cidade até ao santo tanto venerado por milhões de fieis, que vem de todos os cantos.




Casa do Padre Cícero, local hoje muito visitado e onde há uma grande romaria para cohecer o padre.

Dentro da casa possue uma capela, e um monte de manifestações de graças recebidas, que vão de partes do corpo expostas em madeira e penduradas por todos os cantos até roupas de casamento, como doação de preces atendidas.



Varios objetos pessoais indicando nomes das pessoas que receberam graças de curas ou outras graças, como a realização de um casamento tão desejado





Uma cidade com muitos contrastes bem no agreste cearense, um comercio intenso nas ruas da cidade, um centro de ruas estreitas e calçadas ainda mais estreitas disputadas por vendedores e transeuntes.


Casebres pobres nas circunvisinhanças do centro da cidade, mostrando o lado pobre de seus habitantes









Rua S. Pedro, a principal rua do comercio de Juazeiro. Uma loja grudada na outra, lojas em geral de uma portinha e suas placas de propaganda aéreas ficam bem no meio da rua. Ruas estreitas, e calçadas ainda mais estreitas disputadas por vendedores e transeuntes, isso quando não tem alguma barraquinha ainda de algum camelot ou da própria loja que não contenta com sua loja, ainda expõe suas mercadorias na própria calçada. Agora imaginem isso tudo aliado ao calor infernal que faz aqui na região.



Nosso concerto foi na Basílica de Juazeiro do Norte. A admiração por nossa apresentação foi refletida em nossas andanças pelas ruas, quando fomos abordados por pessoas que lá estavam nos assistindo e nos reconheceram, achei isso o máximo, afinal na nossa terra é até comum isso, mas aqui as pessoas nos viram uma única vez e nos abordaram na rua, agradecendo pelo concerto.


Durante o concerto na Basílica, percebemos muitas manifestações de fieis que realizavam promessas no meio da apresentação, como foi o caso deuma senhora que veio de joelhos até ao altar, passando por nós, além de muitos fieis que passavam por traz do Madrigal para rezar em algumas estátuas que se encontravam nas costas do grupo.

Um comentário:

Rodolpho L.R.Vieira disse...

Tenho certeza que o sucesso da equipe se deve ao trabalho árduo do Sesc e dos integrantes do Madrigal.

Porem, a satisfação de levar este tipo de arte para comunidades tão distantes, e sorver do público as demonstrações de apreço de forma imediata, somente o Madrigal tem oportunidade de degustar.

Parabens a todos....
Tá quente aí? (hehe)

do amigo

Rodolpho.