quarta-feira, 12 de novembro de 2008

10 de novembro - Nova Olinda

Pois é, esta pequena cidade merece um destaque todo especial. Neste local encontramos uma fundação chamada FUNDAÇÃO CASA GRANDE, que aconselharia a todos visitar.




Este é a casa inicial que recepciona a todos nós, onde somos recebidos por 3 crianças na faixa de 7 a 10 anos e que nos mostram cada dependencia desta casa e nos exoplicam cada detalhe ali exposto. Aqui é um museu, onde conta toda a trajetória dos fundadores desta casa que datam de meados do século XIX




Um lugar simplesmente extraordinário. Sabem onde ficaNova Olinda, pois é eu nem sabia que existia essa cidade, se é que podemos chamar assim, são em torno de 12.000 habitantes, mas que tem o maior orgulho desta fundação maravilhosa. Uma entidade que sai do interior do sertão do Cariri para o mundo. É uma instituição que vive de doações do mundo todo, pessoas que passam por lá e não resistem ao que se vê lá. Equipamentos de primeira, crianças treinadas e disciplinadas, um paraíso do sertão que faz toda a diferença. Se uma pequena cidade pode investir num trabalho desses, porque será que grandes cidades do planeta não podem, pelo menos copiar o que se faz ali. É realmente um sonho!

Pelo menos vistem o site da FUNDAÇÃO CASA GRANDE:
http://www.fundacaocasagrande.org.br

O texto abaixo eu tirei do próprio site:
HISTÓRICO DA FUNDAÇÃO
A Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri é uma organização não- governamental, cultural e filantrópica criada em 1992, com sede em Nova Olinda, Ceará, Brasil.
Sua criação se deu a partir da restauração da primeira Casa da Fazenda Tapera, hoje cidade de Nova Olinda, ponto de passagem da estrada das boiadas que ligava o Cariri ao sertão dos Inhamuns, no período da civilização do couro, final do século XVII.
A ONG nasceu com o objetivo de implantar um memorial antropológico e uma escola de comunicação para filhos de sertanejos, incentivando e resgatando a cultura regional, unindo a tradição oral as novas tecnologias, pois na Casa Grande os folguedos infantis o computador e as pinturas rupestres presentes nas cavernas da região, fazem parte do cotidiano das 200 crianças que participam do projeto, na Casa Grande se aprende brincando. A Diretoria mirim gerencia o museu arqueológico e mitológico, a Rádio FM e a TV Comunitária, além da Editora de histórias em quadrinhos e do projeto ambiental de revitalização das fachadas de casas populares da cidade.
RESULTADOS
A Fundação Casa Grande através da escola de comunicação para crianças do Sertão vem conseguindo dar uma formação complementar ao ensino público no Município de Nova Olinda. O melhor desempenho escolar das crianças da Casa Grande em relação a outras que não freqüentam o programa é fácil de ser observado por pais e professores. As crianças da Casa Grande são líderes nas atividades escolares, sendo o índice de repetência zero. Além disso, a participação das crianças. No Projeto Escola de Comunicação para crianças do Sertão, já proporcionou ao adolescente Cícero Ferreira Alexandre, 15 anos, técnico de sonoplastia da IV Casa Grande o intercâmbio franco-brasileiro, para representar a região do Cariri cearense no encontro de estudantes brasileiros e franceses, em Paris - França, em julho de 1998.
A Escola de Comunicação para crianças do Sertão também oportunizou ao adolescente Miguel Rodrigues Barros, 16 anos, editor da IV Casa Grande, ser o representante do Brasil no Encontro Mundial de Crianças Líderes, promovido pelo UNICEF e a TIME WARNER, por ocasião dos Jogos da Boa Vontade, em julho de 1998. Miguel foi a Nova Iorque falar na ONU, da importância da tecnologia da comunicação como recurso pedagógico para o desenvolvimento das crianças do campo. Samara Macêdo Diniz, 15 anos, repórter da TV Casa Grande e produtora do programa "Clássicos na Educação" na Casa Grande FM, participou como repórter do Projeto Vídeo nas Aldeias, Juntamente com outros adolescentes do Rio, São Paulo e Mato Grosso, apresentado por Aílton Krenak, que vai ao ar pela IV Escola em comemoração aos 500 anos do Brasil. Hoje a Fundação Casa Grande de Nova Olinda-CE é conhecida como um projeto de crianças para crianças, formadora de lideranças mirins, capazes de transformar a pacata Nova Olinda (11.303 habitantes) em pólo turístico regional e receber o selo de cidade turística, da EMBRATUR.

MISSÃO
A Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri tem como missão a formação educacional de crianças e jovens protagonistas em gestão cultural por meio de seus programas: Memória, Comunicação, Artes e Turismo.
Os programas de formação da Fundação Casa Grande desenvolvem atividades de complementação escolar através dos laboratórios de Conteúdo e Produção. O objetivo é a formação interdisciplinar das crianças e jovens, a sensibilização do ver, do ouvir, do fazer e conviver através do acesso a qualidade do conteúdo e ampliação do repertório.

VISÃO
Hoje a Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri é uma escola de referência em educação e tem a visão de levar "o mundo ao sertão". Mas não qualquer mundo, e sim um mundo que proporcione as crianças e jovens o empedramento da cultura e da cidadania.
Para proporcionar o acesso de outras comunidades a nossa tecnologia social, foi criado o “Turismo de Conteúdo”, abrindo à pesquisa os laboratórios de conteúdo da Fundação para um público que em 2006 chegou a 28 mil pessoas.
MINHAS OBSERVAÇÕES
Então em resumo, é uma instituição cultural e educativa que mantém sob suas asas 75 crianças que atuam diretamente na administração da entidade. Outras crianças podem ir lá e se divertir, mas as 75 crianças fixas da instituição, elas são responsáveis por tudo, desde a administração da entidade, do teatro, de uma rádio, de um canal de TV de um museu. Não há adultos ali, apenas essas crianças. Elas se reúnem todos os dias e delegam funções entre si, e eles gerenciam todo esse complexo. Falar é muito vago, ver ao vivo e a cores é algo fantástico. Fizemos nosso concerto ali hoje, amamos tanto aquilo tudo que voltamos nos outros dois dias para almoçar ou para jantar e agora temos que ir embora, mas já esta mos com saudades. Do concerto: eles organizaram tudo, eles prepararam a iluminação, eles gravaram o espetáculo em DVD, fizeram um clip de divulgação, fomos entrevistados ao vivo na rádio com transmissão para toda a cidade, e o melhor, é a rádio mais ouvida da região.



Viu pelas fotos quem é a maioria do público? Viu como eles estão atentos? Precisa falar mais?

Porque será que as pessoas não investem mais nas crianças e adolescentes?
Em todos os lugares que cantamos para crianças a resposta foi maravilhosa, melhor que a maioria dos concertos para adultos.


Resultado, casa cheia, apinhada, gente por todos os cantos, pendurados nas galerias, em pé nos corredores e sentados no chão, simplesmente um desbunde. Como é gostoso fazer concertos assim. E para vocês terem uma idéia, o público era 90% de crianças e adololescentes. Precisam ver a receptividade dessas crianças.

Ao conversar com as crianças, eles me disseram o seguinte: "que música m aravilhosa essa que falava de sabedoria", quem conhece ou ouviu a obra, sabe da dificuldade dessa obra, não só para cantar como para ouvir, e eles amaram a obra, que cabeça dessas crianças!

As imagens falam por si só. Observem a iluminação, o cuidado com o cenário virtual em verde e amarelo, tudo isso foi feito por crianças de 7 a 10 anos: uns diretores do teatro, outro diretor de palco, outro diretor de iluminação, outro diretor de camarins, outro diretor de audio, outro diretor de vídeo (com 2 câmeras digitais), as indicadoras são garotas da mesma faixa etária, o fotógrafo que fez as imagens abaixo é um pouco mais velho, seus 20 e poucos anos, quem sabe o ou um dos mais velhos do grupo todo.

A atenção e o carinho que recebemos destas crianças é uma coisa fora do normal. Quando voltamos lá nos outros dias, só para estar perto deles, eles nos recebias de braços abertos,com um sorriso nos lábios e com exclamações: "que legal vocês voltaram" - "já estávamos com saudades de vocês" - "vocês estavam demorando para chegar".

Precisa ver essas crianças fazendo seus trabalhos: pensem num profissional fazendo: gravações, ilumnação, recepcionando os visitantes contando a história da fundação, apresentantando um programa de rádio, editando um vídeo na ilha de edição da Apple, agora abra os olhos e você verá que quem faz tudo isso são apenas crianças de 7 a 15 anos, você não acredita no que está vendo.

2 comentários:

Rodolpho L.R.Vieira disse...

Amigos.
Eu que não estou por aí, já fiquei empolgado em conhecer.
Enfim, como eu e alguns já havíamos comentado anteriormente....crianças são sinceras, e pelo projeto que voces visitaram, tambem elas, são competentes em realizar tarefas mais complexas.
Parabens ao Grupo, ao Sec Nacional e a Fundação.
Vou visitar o site e indicar para outros amigos.
Abraços do amigo
Rodolpho.

disse...

Nossa.., nesses últimos dias, desde que vcs chegaram ao Sertão do Cariri, que imagens e que momentos únicos...
É como se o Alto tivesse oportunizado à todos, vcs e a nós que estamos na carona dessa linda viagem, vislumbrar parte importante da realidade da nossa gente, mapeando o nosso País no seu valor e potencialidade, de surpreender-se, das dores e do quanto somos felizes, nossas diferentes realidades...
De no mínimo nos levar a uma grande reflexão, pessoal, e de cada um de nós perante nossa gente e nossas Vidas...
Sabe o que fica?
Um gosto grande, muito grande...de enxergar a Música fazendo parte desse verdadeiro "resgate de Almas"... Vcs chegaram perto, muito perto..de saber o que deve sentir o Maestro Martins, em Martinez? :o))

Grata pelo carinho e paciência nas postagens, muito grata!
Tb com carinho,
beijos,