sábado, 25 de outubro de 2008

24 de outubro - Vitória - os concertos

Vocês não tem idéia do extase que foi o concerto das 14 horas. Eram 480 crianças da rede pública trazidas em 11 ônibus ao teatro para nos assistir. Eu estava na entrada do teatro observando a entrada de cada um deles, e não nego que fiquei arrepiado por dois motivos: o primeiro de ver tantas crianças e adolescentes entrarem no teatro correndo, disputando as cadeiras para ficar no melhor lugar e em segundo, por ver essa correria, eu me apavorei, e pensei comigo: "esse concerto vai ser o ohhhhhhhhhhhhhh!". Por esse pensamento eu peço desculpa, realmente foi o OH!, de uma agradável surpresa; que delírio, que benção, que lavada de alma, que vergonha eu subestimar o comportamento daquelas pessoas, que delícia fazer um concerto tão gostoso.

Acho que nunca passei por uma experiencia tão comovedora, eu me emocionei (mas consegui segurar, juro). Eu nem sei como explicar aqui a emoção, acho que nenhum de nós saberá explicar essa emoção. O Sr. Ailton (baixo do madrigal) sorrindo para mim me disse: "só quero cantar agora para as crianças", que emocionante!

Quero homenagear a cada um de vocês que estiveram presentes neste concerto, que souberam respeitar a música de Villa-Lobos, que souberam aplaudir no momento certo, que deliraram com cada obra cantada, que respeitaram o templo da arte - o teatro, que depois nos aplaudiram com tanto fervor e emoção. Estou realmente emocionado com a presença de vocês até agora, ainda me encontro em extase só em pensar o que foi esse concerto. Acho que vou guardar esta emoção por toda a minha existencia.

Foi um momento sublime na minha carreira de regente até este momento. Parabens "pessoas" e espero que continuam descobrindo a arte em toda a sua plenitude, que vocês amem muito a arte, porque ela existe para nós e nós para ela. Beijos a todos vocês.

Agora quero aqui publicamente agradecer e fazer uma homenagem especial ao SESC de Vitória por esse trabalho. Esse é realmente um trabalho de formação de platéia. Eu acredito que a formação de platéia vem com o trabalho das crianças é um trabalho nobre e temos surpresas maravilhosas como esta.

Eu gostaria de sugerir ao SESC Nacionale a todos as regionais do SESC, que incentivem as parcerias com escolas públicas, não só nos próximos SONORA BRASIL, mas em toda a atividade que venham a realizar futuramente, seguindo o exemplo de VItória e aperfeiçoando este trabalho de formiguinha. Gostaria que fosse sugerido a todos os diretores regionais que fizessem parcerias com as escolas, especialmente da rede pública, para que essas crianças tivessem a oportunidade de ter contato com a arte mais dce perto, como foi feito com as crianças de Vitória.

Agora aqui vai um apelo muito especial para as entidades culturais de Vitória. Não sei se os senhores tem a visão real da importancia deste teatro em sua cidade. Ele é uma réplica do Teatro "La Scalla" de Milão, é uma miniatura desse teatro pomposo da velha Itália. Gostaria de fazer um apelo de coração às entidades culturais de VItória, não pintar mais o teatro, mas sim restaurar este teatro lindo, maravilhoso e depois tentar manter, preservar este templo da cultura de Vitória. Abaixo tem algumas imagens que fiz desta casa, e adoraria voltar a este lugar um dia e presenciar o restauro desta linda casa de espetáculos. Eu sei que restaurar é caro, mas também sei que realizando um bom projeto, muitas empresas locais terão o maior prazer em restaurar este prédio maravilhoso.


Frente do Teatro Carlos Gomes de Vitória

Galerias do Teatro


Lustre central e teto do teatro


Outra visão das galerias a partir do palco


Teto do Hall de entrada do teatro


As nossa lindas crianças entrando no teatro

Olha só a alegria delas e o quanto de crianças estavam presentes



Um grande delírio fazer concerto para todos vocês. Amei!

Vocês não tem idéia o que foi o final do concerto. Fiz com que cantassem conosco o refrão do "Balaio", eles cantaram com um entusiasmo fantástico, e mais, a rapidez com que eles aprenderam a melodia e a letra. Tivessos que cantar a mesmo música duas vezes, para atender a solicitação deles. O melhor ainda estava por vir: eles não queriam deixar o teatro, os professores estavam desesperados, porque lá fora tinham 11 onibus esperando todo o mundo e eles não queriam sair da sala de concerto. Quriam tirar milhões de fotos com cada um de nós, queriam autógrafos, queriam conversar, queriam saber milhões de coisas. Que lindo que foi. Fico muito feliz de neste dia ter feito dois concertos. Foram dois concertos maravilhosos, mas este foi inesquecível.

A seguir nossas imagens dos dois concertos de Vitória:


Madrigal Paidéia e as nossas crianças


Madrigal Paidéia e as nossas crianças


Concerto noturno



Concerto noturno

2 comentários:

disse...

...CRIANÇAS...são "gotas de bençãos Divinas", e Villa-Lobos sabia disso.. :o))
Que momento Especial, LINDO!
Sabe que nome tem isso?
FELICIDADE!
Compartilho, eu sei o que é isso..

Beijo no coração, no que houver de mais puro...

Rodolpho L.R.Vieira disse...

Isso sim é formação de platéia e de personagens da arte.
Com certeza as crianças gostaram de tudo, do teatro, da música, do momento.
Com certeza esses foram os apláusos mais significativos para o público, pois crianças são sinceras em suas emoções.
Orações para as crianças são sempre bem vindas.
Parabens ao grupo e apluso de pé, para as crianças e organizadores.
Nota: As sugestões sobre o teatro e restauro são importantíssimas.
Tomara que a comunidade estaja atenta.
do amigo
Rodolpho.